Equipas de Gestão
Procuramos investir num conjunto de negócios excecionais que conseguem capitalizar lucros ao longo de períodos alargados. Temos a convicção que um negócio de elevada qualidade é sustentado por três pilares fundamentais:
1. Vantagens competitivas duradouras,
2. Uma equipa de gestão com provas dadas,
3. Ventos favoráveis ao crescimento estrutural.
É importante que estes negócios sejam suportados por balanços sólidos que lhes deem a flexibilidade e a capacidade para reinvestir ao longo do ciclo económico. Procuramos comprá-los quando cotam a preços sensatos.
A qualidade do negócio e o preço a que o compramos - face à nossa estimativa de valor intrínseco - são a margem de segurança com que procuramos gerir o dinheiro dos nossos Clientes e o nosso.
Este artigo vai focar-se no segundo dos três pilares que sustentam a nossa filosofia de investimento:
Equipas de Gestão com provas dadas
Uma equipa de gestão excelente é frequentemente o ingrediente essencial que diferencia um negócio excecional de um medíocre. Na nossa opinião, uma equipa de gestão desempenha um papel fundamental em três áreas essenciais da empresa: Cultura: a equipa de gestão tem uma influência significativa na cultura de uma empresa.
Grandes empresas tendem a ser obcecadas pelo cliente, estimulam uma mentalidade de melhoria contínua e têm um histórico de tratar todos os stakeholders (Clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e, de uma forma geral, todas as partes envolvidas no negócio) de forma justa.
"Ao longo do tempo, a perícia com que os gestores de uma empresa alocam capital tem um enorme impacto no valor do negócio"
Warren Buffett - Carta aos Acionistas da Berkshire Hathaway, 1994
QUE CARACTERÍSTICAS PROCURAMOS NUMA EQUIPA DE GESTÃO?
Alinhamento de interesses: gostamos de investir em negócios onde os nossos interesses estão alinhados com os da equipa de gestão. Isto significa frequentemente que a equipa de gestão tem uma participação significativa na empresa ou a remuneração indexada à criação de valor de longo prazo.
Foco no longo prazo: criar um negócio é uma tarefa de longo prazo. Construir uma marca e conquistar a confiança dos consumidores demora anos ou décadas. Procuramos aliar-nos a equipas de gestão que estão focadas em tomar decisões sensatas de longo prazo.
Gestores experientes e apaixonados: mudanças nas equipas de gestão criam incerteza. Quando avaliamos a equipa de gestão de um negócio, procuramos estabilidade.
Comunicação transparente e integridade: investir, tal como todas as relações humanas, tem como base a confiança. Gostamos de gestores que comunicam de uma forma honesta e transparente com os acionistas.