Avenidas de Crescimento
Procuramos investir num conjunto de negócios excecionais que conseguem capitalizar lucros ao longo de períodos alargados. Temos a convicção que um negócio de elevada qualidade é sustentado por três pilares fundamentais:
1. Vantagens competitivas duradouras,
2. Uma equipa de gestão com provas dadas,
3. Ventos favoráveis ao crescimento estrutural.
É importante que estes negócios sejam suportados por balanços sólidos que lhes deem a flexibilidade e a capacidade para reinvestir ao longo do ciclo económico. Procuramos comprá-los quando cotam a preços sensatos.
A qualidade do negócio e o preço a que o compramos - face à nossa estimativa de valor intrínseco - são a margem de segurança com que procuramos gerir o dinheiro dos nossos Clientes e o nosso.
Este artigo vai focar-se no terceiro dos três pilares que sustentam a nossa filosofia de investimento:
Avenidas de Crescimento
A criação de valor para o acionista está intrinsecamente ligada à capacidade de uma empresa reinvestir os cash flows em oportunidades de crescimento atrativas. Costuma dizer-se que se um negócio não cresce é porque está a morrer. Por outras palavras, não basta que um negócio consiga gerar taxas de retorno elevadas. É também necessário que tenha a capacidade de reinvestir os lucros em oportunidades de crescimento. Um negócio que consegue taxas de retorno elevados no capital investido e crescimento a longo prazo é um verdadeiro motor de capitalização de riqueza a longo prazo.
"O crescimento é sempre uma componente no cálculo do valor"
Warren Buffett
Fontes de Crescimento
Uma empresa pode fazer crescer as suas receitas de diversas formas:
1. Volume: na nossa opinião, a fonte de crescimento mais sustentável resulta de vender uma maior quantidade de produtos ou serviços de forma consistente. Procuramos, portanto, um registo histórico de crescimento orgânico acima da média.
2. Preço: aumentar o preço de produtos e serviços existentes. O poder de preço existe quando os clientes são insensíveis ao preço. O exemplo mais evidente de poder de preço sustentado pode ser encontrado no espaço dos bens de luxo.
3. Inovação: As empresas de elevada qualidade tipicamente são capazes de expandir o seu mercado endereçável através de inovação bem sucedida e do lançamento de novos produtos.
4. Fusões e Aquisições: as empresas podem também aumentar as receitas adquirindo outros negócios. A nossa experiência sugere que a maioria das aquisições destrói valor.
O crescimento beneficia os investidores apenas quando cada dólar utilizado para financiar o crescimento cria mais que um dólar de valor de mercado de longo prazo.
O crescimento está assim intrinsecamente ligado à alocação de capital e, portanto, à qualidade da equipa de gestão da empresa.