Voltar
Autoria
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu

PPR: Vale a pena aproveitar as deduções no IRS?

Os Planos de Poupança Reforma (PPR) são dos poucos produtos com benefícios fiscais, vantagens que permitem maximizar o potencial de rendimentos ao longo do tempo. Estes planos têm dois tipos de benefício em sede de IRS: à entrada (deduções à coleta) e à saída (tributação). Mas nem sempre compensa beneficiar das deduções no IRS. 

Para quem quer usar o PPR como uma alternativa de poupança de longo prazo e ter liberdade para movimentar o seu dinheiro sem penalizações, poderá ser mais vantajoso abdicar dos benefícios na declaração do IRS.  

Os PPR têm a possibilidade de abater na declaração de IRS até 20% do investimento, com um máximo anual que oscila entre 300 e 400 euros em função da idade. Contudo, para poder usufruir destes benefícios, o investidor apenas pode resgatar o investimento dentro de um conjunto de condições previstas na lei, como a reforma por velhice ou ter mais de 60 anos. 

Quem usufruir das deduções à coleta e resgatar o capital fora dessas condições terá que devolver todos os valores que recebeu em benefícios ao longo dos anos, acrescidos de uma penalização de 10% por cada ano. 

Se tem 30 ou 40 anos e não tem qualquer interesse em manter o investimento por tanto tempo, mas gostava de aproveitar as vantagens fiscais do PPR (tributação mais baixa) pode fazê-lo. 

Para quem quer usar o PPR como uma alternativa de poupança a outros instrumentos, não pretendendo manter a aplicação até à reforma, o melhor é não “aceitar” o benefício fiscal que lhe permite abater até 20% do investimento, com um máximo de 400 euros, na declaração de IRS. 

Caso não usufrua das deduções à coleta, continua a beneficiar de uma taxa de IRS mais favorável no momento em que resgata o valor do investimento (tributação entre 21,5% e 8,6% vs 28% nos restantes produtos financeiros), sem ter que devolver benefícios recebidos, acrescidos de penalizações. 

Tributação reduzida até 8,6%

Enquanto na maioria dos produtos financeiros, como depósitos ou certificados, a taxa de tributação é 28%, nos PPR mesmo quem constitua o produto por um prazo mais curto – inferior a cinco anos – tem sempre ganhos ao nível do IRS pago no reembolso, ou seja, quando levanta o seu dinheiro.  

  • Até 5 anos: 21,5% 
  • Entre 5 e 8 anos: 17,2% 
  • 8 anos e um dia: 8,6% 

A taxa aplicada sobre os rendimentos gerados pelo PPR terá sempre uma vantagem fiscal de pelo menos 6,5 pontos percentuais: 21,5% vs 28%. Uma diferença que torna os PPR uma solução mais eficiente para poupar a longo prazo, mesmo que não seja para a reforma. 

Para quem abater parte do investimento no IRS e decida depois resgatar o capital fora das condições previstas na lei tem que devolver o valor do benefício, acrescido de uma penalização. 

Save & Grow

O PPR da Casa de Investimentos, o Save & Grow tem um investimento mínimo de 1.000 euros e conta com uma valorização de 18% desde que foi lançado, em outubro de 2020. 


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais