Vantagens Competitivas
Procuramos investir num conjunto de negócios excecionais que conseguem capitalizar lucros ao longo de períodos alargados. Temos a convicção que um negócio de elevada qualidade é sustentado por três pilares fundamentais:
1. Vantagens competitivas duradouras,
2. Uma equipa de gestão com provas dadas,
3. Ventos favoráveis ao crescimento estrutural.
É importante que estes negócios sejam suportados por balanços sólidos que lhes deem a flexibilidade e a capacidade para reinvestir ao longo do ciclo económico. Procuramos comprá-los quando cotam a preços sensatos.
A qualidade do negócio e o preço a que o compramos - face à nossa estimativa de valor intrínseco - são a margem de segurança com que procuramos gerir o dinheiro dos nossos Clientes e o nosso.
Este artigo vai focar-se no primeiro dos três pilares que sustentam os negócios de elevada qualidade que procuramos:
Vantagens Competitivas
Uma vantagem competitiva é uma característica específica que ajuda a proteger a empresa da concorrência. Ter uma vantagem competitiva significa que uma empresa tem um modelo de negócio superior aos seus concorrentes, o que deverá permitir-lhe conseguir retornos elevados durante muitos anos.
Warren Buffett compara isto a ter um fosso económico.
Na idade média, construíam-se fossos à volta dos castelos, que atuavam como uma linha física de defesa para os proteger de ataques inimigos. No mundo dos negócios, o fosso económico ajuda a proteger o negócio da concorrência. Sem um fosso competitivo, as forças do capitalismo eventualmente conseguiriam erodir o excesso de retornos.
"Nos negócios, procuro castelos económicos protegidos por fossos inexpugnáveis"
Warren Buffett
POR QUE RAZÃO SÃO OS FOSSOS Económicos IMPORTANTES?
Ter uma vantagem competitiva proporciona um elemento de durabilidade a um negócio, o que permite que ele prospere independentemente do ambiente económico. Diversas empresas construíram marcas fortes que passaram o teste do tempo e prosperam no mercado global e, ao longo da sua história, repeliram a concorrência, conseguindo manter a liderança no seu setor ou indústria.
O segredo do sucesso destas empresas é a sua capacidade de reinvestir os lucros a elevadas taxas de retorno ao longo de períodos alargados.
Ao longo do tempo, isto faz crescer o valor intrínseco do negócio. Porquê? Uma empresa que consegue gerar retornos elevados em cada euro que investe requer apenas uma reduzida quantia de capital para crescer, ao contrário de uma empresa que apenas consegue gerar retornos reduzidos nos seus investimentos. Isto significa que a primeira empresa disporá de enormes fluxos de caixa que pode distribuir aos acionistas e operar com total independência da banca.
"No longo prazo, é difícil uma ação conseguir um retorno muito melhor do que o retorno conseguido pelo negócio que lhe está subjacente. Se o negócio ganha 6% sobre o capital ao longo de 40 anos e o mantemos em carteira esses 40 anos, não vamos conseguir um retorno muito diferente dos 6% -- mesmo que o tenhamos comprado com um enorme desconto. Inversamente, se um negócio ganha 18% no seu capital ao longo de 20 ou 30 anos, mesmo que paguemos um preço aparentemente elevado, acabaremos por conseguir um ótimo resultado"
Charlie Munger
COMO IDENTIFICAR UM FOSSO COMPETITIVO?
Na nossa opinião, existem cinco fontes primárias de vantagens competitivas:
1. Efeito de rede: um produto ou serviço beneficia de um efeito de rede quando o seu valor aumenta à medida que mais pessoas utilizam esse produto ou serviço. Este fosso é particularmente visível em negócios baseados na internet.
2. Custos de mudança: por vezes é mais dispendioso para um consumidor mudar para um concorrente do que manter-se com o fornecedor original. Os custos de mudança incluem todas as despesas inerentes à mudança de fornecedor (o tempo em que o serviço não está disponível, a formação dos trabalhadores, risco de reputação, entre outros).
3. Custos baixos: algumas empresas beneficiam de uma vantagem de custo estrutural.
4. Ativos intangíveis: os ativos intangíveis incluem marcas, patentes e licenças governamentais. Uma marca torna-se um fosso económico se conseguir criar uma ligação emocional com os consumidores, aumentando a disponibilidade dos clientes para pagar mais pelos seus produtos e pela sua lealdade.
5. Tecnologia proprietária: as empresas frequentemente diferenciam os seus produtos ou serviços através de uma tecnologia superior.