Um Novo Mundo Híbrido
Artigo publicado originalmente na edição de 3 de julho de 2021 da revista The Economist.
Um Novo Mundo Híbrido
O trabalho pós-pandemia chegou. E é confuso.
Há oito anos, o então responsável financeiro da Google, Patrick Pichette, recorda-se de lhe terem perguntado quantos dos colaboradores da gigante tecnológica estavam em teletrabalho. A sua resposta foi simples: "Tão poucos quanto possível". Apesar do facto de a Google estar a produzir em série apps facilitadoras do trabalho remoto, o seu comentário não foi polémico. De Silicon Valley e Wall Street à Square Mile em Londres, à La Défense em Paris, à Potsdamer Platz em Berlim e ao Central de Hong Kong, os distritos de negócio mundiais acolhiam todos os dias úteis milhões de trabalhadores. Acreditava-se que a congregação num único lugar estimulava a produtividade, a inovação, a camaradagem. Permitia aos patrões manter debaixo de olho os seus subordinados. Trabalhar a partir de casa só se não pudesse absolutamente ser evitado.
Em março de 2020, subitamente não podia. A pandemia covid-19 forçou os governos em todo o mundo a impor confinamentos rigorosos. Da noite para o dia, a maioria dos escritórios do mundo tornou-se território proibido. Para sobreviver, empresas em todo o lado embarcaram numa gigantesca experiência de trabalho em casa. Trabalhadores citadinos trocaram os fatos por calças de fato de treino e apartamentos no centro da cidade pelos subúrbios. Numa mudança de atitude corporativa que tipificou a era, a Google deu a cada colaborador 1000 dólares para mobiliário de escritório doméstico, ofereceu-lhes vídeos de fitness e aulas de culinária, e encorajou fortemente todos a que "tomem bem conta de si próprios e uns dos outros".
À medida que as taxas de vacinação sobem no mundo abastado, a experiência do trabalho a partir de casa está a ser aliviada. Mas a velocidade a que o faz, e o seu alcance, tornou-se objeto de acesa discussão entre os CEOs, e entre estes e os seus colaboradores. As estratégias que emergem destes debates moldarão, não apenas o que acontecerá nos próximos meses, mas também o futuro de longo prazo do trabalho no escritório.
Uma mudança já é óbvia. O mindset universal anti trabalho remoto do ano passado acabou, substituído por um leque de atitudes que variam por indústria e região. Num extremo, algumas empresas têm agora a expectativa de que todos os trabalhadores voltem às suas secretárias. No outro, algumas empresas estão a acabar por completo com os escritórios. A maioria dos negócios cai algures no meio.
Os apoiantes mais fervorosos do status quo ante podem ser encontrados em Wall Street. David Solomon, chefe da Goldman Sachs, chamou ao trabalho remoto uma "aberração". O seu homólogo na Morgan Stanley, James Gorman, gracejou recentemente, "Se podemos ir a um restaurante na cidade de Nova Iorque, podemos vir para o escritório". Jamie Dimon, CEO da JPMorgan Chase, admitiu que "as pessoas não gostam de se deslocar para o trabalho, mas o que é que isso importa?". Os três banqueiros receiam que os trabalhadores remotos estejam menos envolvidos com a empresa, e sejam potencialmente menos produtivos.
Quer concordem ou não com os titãs de Wall Street, os seus homólogos na Europa veem tal intransigência como uma oportunidade para aliciar profissionais seniores da banca melindrados e que preferem maior flexibilidade. Diz-se que a UBS está em vias de permitir que dois terços dos seus colaboradores exerçam trabalho "híbrido", que combina alguns dias em casa e alguns no escritório - em parte como uma ferramenta de recrutamento. O NatWest, um banco britânico, espera apenas um em cada oito trabalhadores de volta ao escritório a tempo inteiro, com os restantes em horários híbridos ou a trabalhar, primariamente, a partir de casa. As pessoas no Deutsch Bank da Alemanha trabalharão remotamente 60% do tempo. Noel Quinn, CEO do HSBC, descreveu o regresso aos padrões pré-pandemia como uma "oportunidade perdida" e gostaria que os colaboradores do banco da Ásia central abraçassem soluções híbridas.
Muitos CEO de tecnológicas parecem partilhar dos sentimentos de Quinn. Aflige-os que mandatos estritos de regresso-ao-escritório desmotivem engenheiros de software irrequietos. Dylan Field, co-fundador da Figma, que ajuda empresas a criar e testar apps e sites de internet, preocupa-se que os colaboradores saltem borda fora se as regras forem demasiado restritivas. Os trabalhadores tecnológicos podem mesmo estar a tornar-se mais livres de irem para onde quiserem, com taxas de desistência aparentemente mais elevadas e contratações furtivas mais desenfreadas que o habitual. Talvez em reconhecimento disto, em junho, o Facebook disse que todos os colaboradores a tempo inteiro do gigante de redes sociais poderiam candidatar-se a trabalho remoto permanente. Empresas como o Spotify, plataforma de transmissão de conteúdo musical, a Square, empresa tecnológica financeira, e o Twitter disseram a muitos dos seus colaboradores que podem trabalhar remotamente para sempre, se assim o desejarem.
Quimeras corporativas
As evidências sugerem que, em várias regiões e indústrias, as pessoas gostam de poder trabalhar a partir de casa, pelo menos ocasionalmente. Uma sondagem a 2.000 adultos americanos levada a cabo pela Prudential, uma seguradora, concluiu que 87% daqueles que trabalharam a partir de casa durante a pandemia queriam poder continuar a fazê-lo uma vez suavizadas as restrições. De acordo com o mesmo inquérito, 42% dos trabalhadores remotos disseram que procurariam um novo emprego se lhes fosse pedido para regressar ao escritório a tempo inteiro. Só um em cada cinco colaboradores americanos dizem que nunca ou raramente quereriam trabalhar a partir de casa. Numa sondagem recente a mais de 10.000 trabalhadores de escritório europeus, 79% disseram que apoiariam legislação proibindo as entidades patronais de forçar as pessoas a trabalhar a partir do escritório.
Jovens trabalhadores, frequentemente vistos como vítimas do trabalho remoto, começaram a mostrar entusiasmo por horários flexíveis. Membros da geração Z, agora com 16-21 anos, são o grupo etário que mais vezes cita, como principal razão para continuarem a trabalhar remotamente, uma escolha pessoal em vez de políticas das entidades patronais, de acordo com um estudo da Morgan Stanley. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores de todas as idades ainda querem vir ao escritório de vez em quando - particularmente para aproveitar ar condicionado fiável durante o que parece estar a encaminhar-se para ser um verão escaldante. A Salesforce, ela própria um gigante de software de negócios a implementar um modelo trabalhe-a-partir-de-qualquer-lado, descobriu que, embora quase metade dos seus colaboradores estejam a optar por ficar em casa a maior parte do tempo, quatro em cada cinco querem manter uma ligação física com o escritório empresarial.
O setor público, frequentemente o maior empregador de um país, enfrenta considerações similares. A autoridade fiscal britânica está a oferecer a todos os colaboradores o direito de trabalhar a partir de casa dois dias por semana. Nos EUA, o governo federal prevê que muitos funcionários públicos quererão manter horários flexíveis após a pandemia. A Irlanda, que quer 20% dos seus 300.000 funcionários públicos a trabalhar remotamente no final do ano, está a oferecer apoio financeiro para os encorajar a realojarem-se fora das cidades. Criará mais de 400 polos de trabalho remoto, permitindo aos colaboradores trabalhar mais perto de casa. A Indonésia estabeleceu um esquema "trabalhe a partir de Bali" para funcionários públicos para ajudar a revitalizar a indústria de turismo da ilha tropical.
Tudo isto sugere que os acordos híbridos persistirão na maioria dos lugares (com a possível exceção de Wall Street). No entanto, encerram os seus próprios desafios. Tornam menos definidas as linhas entre vida profissional e vida familiar. Reuniões virtuais podem ser ainda mais entediantes que reuniões presenciais; entre outros que admitiram sentir fatiga Zoom inclui-se Eric Yuan, o bilionário fundador da app de videoconferências. E os horários híbridos fazem com que seja complicado gerir o espaço de escritório, especialmente num tempo em que muitas empresas, incluindo o HSBC, estão a planear reduzir essa sua pegada.
Podendo escolher, a maioria dos trabalhadores australianos preferiria trabalhar a partir de casa às segundas e às sextas, de acordo com a EY, uma consultora. Mesmo que as suspeitas dos gestores de que este é um esforço velado de alargar o fim de semana se provem infundadas, isso significa que os escritórios estariam muito mais movimentados às quartas, a escolha menos popular para trabalho a partir de casa, do que no início e fim da semana de trabalho.
Algumas empresas ainda tencionam deixar as pessoas vir quando estas queiram. Outras estão a tornar-se engenhosas. Field da Figma dá aos seus colaboradores uma escolha: trabalhe remotamente a tempo inteiro ou, se comparecer pelo menos duas vezes por semana, tenha uma secretária num escritório. A Snowflake, uma empresa de gestão de dados, permitirá que as unidades individuais decidam como se organizar. Muitas empresas, incluindo gigantes como a Apple, contornaram o problema tornando obrigatórios certos dias em que é exigido aos colaboradores que estejam presentes.
A normalidade morde
A súbita reconfiguração da vida de trabalho está a conduzir à fricção. Trabalhadores que querem mais flexibilidade dão por si em desacordo com entidades patronais a exigirem um retorno a algo próximo do normal pré-pandemia. Alguns dos colaboradores da Apple criticaram a exigência da gigante tecnológica de trabalho presencial três vezes por semana como "alienante e anulador". A AFL-CIO, a maior federação sindical de comércio americana, está a enfrentar queixas de saúde e segurança dos seus próprios colaboradores por causa das suas medidas para trazer os trabalhadores de volta ao escritório, na ausência de ventilação melhorada e entre medos de risco continuado de infeção durante as deslocações em transportes públicos.
Tais desavenças estão a começar a afetar as administrações. Alguns acionistas, incluindo grandes investidores institucionais, querem promover o trabalho flexível, não apenas para reter talento, mas também para abrilhantar as credenciais ambientais, sociais e de governance (ESG) das organizações. A S&P Global, uma empresa de análise de dados, diz que, ao abrigo das suas avaliações, a capacidade de trabalhar a partir de casa é uma medida da saúde e bem-estar dos colaboradores, que pode influenciar até 5% da pontuação ESG de uma empresa. Este é sensivelmente o mesmo peso que o associado a gestão de riscos e crises para os bancos, ou medidas de direitos humanos para mineiros. Pode afetar coisas como o género e a diversidade racial. Estudos revelam que as mães têm maior probabilidade do que os pais de favorecer o trabalho a partir de casa. Um estudo da Slack, uma app de mensagens, descobriu que apenas 3% de trabalhadores de áreas de conhecimento negros querem voltar para o escritório a tempo inteiro nos EUA, em comparação com 21% dos seus homólogos brancos.
É muita coisa para as organizações ponderarem, mesmo enquanto lidam com controvérsias de curto prazo, tais como vedar ou não o acesso de trabalhadores não vacinados ao escritório. Apesar de ter sido disruptiva, a transição abrupta do último ano para o trabalho remoto pode, ironicamente, vir a provar-se consideravelmente mais suave do que a mudança para o que quer que conte como normal na era pós-pandemia.