Porquê ter negócios de qualidade excecional?
"Olhamos para 2023 confiantes no nosso portfólio de negócios excecionais que transacionam agora a múltiplos muito mais razoáveis".
Excerto da Carta Anual a Clientes 2022:
"Estamos convictos que a qualidade dos nossos investimentos amplifica a nossa margem de segurança. Estes negócios não são imunes a correções, mas são aqueles em que queremos estar investidos, independentemente do ambiente económico. Se alguma empresa no nosso portfólio deixar de respeitar estes requisitos, não hesitaremos em vender as suas ações, tal como o fizemos em 2022.
Balanços sólidos: a subida das taxas de juro traduz-se tipicamente num custo de capital mais elevado. Isto pode significar que as empresas têm mais dificuldade em refinanciar a dívida e/ou enfrentar custos de financiamento mais elevados que podem corroer as suas margens de lucro. A maior parte das empresas do nosso portfólio fazem um uso limitado de dívida. Podemos notar que algumas empresas têm rácios de alavancagem ligeiramente mais elevados, comparados com o resto do portfólio. Nestes casos, é nossa opinião que a sua dívida está estruturada de forma sensata, com um horizonte temporal muito alargado e a uma taxa fixa atrativa.
Poder de preço: tipicamente, as empresas com uma forte vantagem competitiva estão mais bem posicionadas para passar os aumentos de preços aos consumidores. Isto é particularmente verdadeiro para os negócios que fornecem serviços críticos às empresas. Exemplos incluem fornecedores de serviços de software tais como a Microsoft ou a Salesforce, cujos produtos estão profundamente entranhados na gestão do dia a dia de negócios por todo o mundo.
Margens brutas elevadas: a inflação de custos tem um impacto desproporcional em negócios com margens reduzidas. As empresas com margens elevadas estão mais bem posicionadas para absorver estes aumentos de custos. A fabricante de cosméticos premium, Estée Lauder, tem gerado, consistentemente, margens brutas acima dos 70%, o que significa que beneficia de muita mais flexibilidade na gestão da sua base de custos, para além de conseguir passar os custos aos consumidores.
Deve ser claro para os nossos Clientes que a única coisa que conseguimos controlar é assegurarmo-nos que nos mantemos fiéis ao nosso processo nestes tempos desafiadores e nos mantemos investidos em negócios excecionais que conseguem continuar a capitalizar lucros no longo prazo. Estamos convictos que, ao longo do tempo, o nosso processo ditará os desfechos.
Olhamos para 2023 confiantes no nosso portfólio de negócios excecionais que transacionam agora a múltiplos muito mais razoáveis."