Juro composto: o poder da capitalização
O juro ou o rendimento composto são os juros ou rendimentos que já ganhou com um determinado investimento, que vão juntar-se ao dinheiro aplicado. Ou seja, são os chamados juros de juros e mostram o poder da capitalização dos juros e ganhos.
Enquanto os juros simples de uma determinada poupança são pagos sobre o valor investido, os juros compostos vão acrescer ao montante investido pelo período que a aplicação for mantida. Assim, se tiver um depósito ou um PPR com um rendimento anual de 4 ou 5%, que vai manter por vários anos, esse retorno vai ser pago sobre o valor investido, aumentando sempre o "bolo" e, consequentemente, o montante recebido em juros.
Por exemplo, caso tenha um PPR que está a render 5%, essa valorização vai gerar um ganho anual de 250 euros. No segundo ano, o investimento já parte de uma base de 5.250 euros. Assim, se o mesmo plano poupança reforma (PPR) voltar a render outros 5% no ano seguinte, este rendimento irá refletir-se sobre os 5.250 euros e não sobre 5.000 euros, aumentando o potencial de ganhos com o produto.
Quanto mais tempo mantiver o investimento, maior será o efeito do juro composto.
Outra forma de rentabilizar o potencial de ganhos do seu investimento é fazer reforços do investimento. Juntando reforços, pontuais ou periódicos, à capitalização de juros, o poder do juro composto será ainda maior.
No PPR Save & Grow da Casa de Investimentos é possível fazer reforços a partir de 100 euros. Para abrir conta precisa apenas de 1.000 euros.