Filosofia de Investimento: Longo Prazo
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO "FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: Longo Prazo", EXCERTO DA ASSEMBLEIA ANUAL DE CLIENTES 2022, REALIZADA A 28 DE MAIO.
Emília Vieira: [00:00:03] Ora, outro ponto muito importante é que grande parte dos clientes, e também foi um dos grandes objetivos de falarmos hoje e de conhecer melhor os nossos clientes, é que hoje muitos chegam-nos pela via digital através da nossa plataforma Save & Grow, no último ano e meio. Mas antes, grande parte dos clientes que estão na casa era eu própria abrir a conta aos clientes, porque eu queria que percebessem que nós não sabemos o que se vai passar amanhã e nós não prometemos resultados.
Nós prometemos trabalho sério, prometemos procurar com competência, prometemos preços sensatos. Queremos ser, de facto, aqui o grande anjo, entre aspas, do vosso dinheiro e valorizá-lo a longo prazo. Mas efetivamente não sabemos o que é que se pode passar amanhã e por isso, para nós, o longo prazo é fundamental.
É fundamental ter o foco no longo prazo. Por isso, é importante que quando compramos uma ação, quando compramos uma fatia de uma empresa, que é o que significa uma ação, que estejamos disponíveis para estar no mercado, que nós somos donos de um bocado daquele negócio. É uma ação, não é papel apenas para trocar de mão.
Por isso, só a longo prazo é que nos permite mostrar o poder da capitalização. Como é que 1 euro é transformado num euro e 20, num euro e 42 e por aí fora... É isso que nós queremos fazer. E, no longo prazo, a cotação tende a refletir a riqueza criada pela empresa. Este gráfico que aparece aqui do vosso lado direito é um gráfico que eu gosto muito usar, que usa há muito tempo do Roger Watson, da Universidade de Yale, e que mostra o índice a preto, ou azul escuro.
Emília Vieira: [00:01:51] Mas parece preto das ações desde 1927 do S&P e que mostra que desde 1927 temos logo no início a Grande Depressão, temos a Segunda Guerra Mundial a seguir. Temos a Guerra Fria e a crise dos mísseis de Cuba. Temos uma série de recessões, temos a crise de petróleo e mesmo assim, com estes solavancos, esta foi a classe de ativos que melhor remunerou o capital. Portanto, vamos ter sempre incerteza.
A incerteza faz parte do nosso dia a dia, quer queiramos quer não. E, por isso no longo prazo - e não vão precisar de esperar 80 anos - no longo prazo, o que faz sentido é estar investido na melhor classe de ativos. Por isso, quando comparado com o imobiliário, com obrigações, com investimentos de taxa fixa, que são mais seguros e as pessoas tendem a gostar mais porque lhes dá uma data exata para lhes entregar o dinheiro de volta. Já sabemos que estes ativos são mais voláteis, as ações são mais voláteis, mas têm retornos muito melhores, são muito mais compensadoras para o investidor.
E aqui estes retornos são os retornos da obrigação a dez anos do mercado americano, do Tesouro americano, e que têm ao longo do tempo cerca de 4-8% de yield, o que significa que hoje esta linha está a começar a ficar muito mais flat, porque efetivamente as taxas, apesar de estarem a subir, estão mais baixas.
Veja aqui todos os excertos da Assembleia Anual de Clientes 2022:
FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: OS 3 PILARES DOS NEGÓCIOS EXCECIONAIS
FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: CRESCIMENTO RESULTADOS DAS EMPRESAS
FILOSOFIA DE INVESTIMENTO: PORTFOLIO CONCENTRADO