Saiba como transferir o seu PPR
Se o seu PPR não está a crescer como queria, pode transferi-lo para outro produto com as mesmas características, seja sob a forma de fundo ou seguro. A transferência decorre sem perder o direito aos benefícios atribuídos pelo Estado em IRS.
A transferência garante a manutenção das condições do produto, como a sua antiguidade, ou a capitalização gerada no período de existência. Apenas tem que escolher o novo PPR. A burocracia fica a cargo da gestora do fundo.
- Escolha o novo PPR
A primeira coisa a fazer antes de avançar com o pedido de transferência é fazer uma análise dos produtos existentes no mercado e ver qual o que se adapta melhor aos seus objetivos. Depois de escolher o novo PPR para o qual quer transferir o seu dinheiro é só perguntar à gestora se aceita a transferência e dirigir-se à sua gestora ou seguradora atual e a informá-la da sua intenção de transferir a poupança.
- Preencha pedido de transferência
Escolhida a nova gestora deve avançar com o preenchimento dos documentos para dar início à transferência em si, indicando qual o montante a transferir. A partir deste pedido, a entidade gestora tem um prazo de 10 dias úteis para transferir o valor do PPR, sendo que o montante a transferir pode ser total ou apenas parcial. As duas gestoras trocam entre si as informações sobre o valor da aplicação, antiguidade, etc.
- Mudança concluída ao fim de 10 dias
O processo de transferência fica concluído no prazo de 10 dias úteis. Nos produtos sem garantia de capital todo o processo decorre sem qualquer custo. Já quando se tratam de PPR com garantia de capital, a gestora ou seguradora poderá cobrar-lhe uma comissão máxima de 0,5% sobre o valor a transferir. Como não há resgate, não há pagamento de impostos sobre os ganhos acumulados. Apenas no momento em que levantar o dinheiro terá que pagar a taxa de tributação aplicável, em função do prazo do investimento.
Se quiser transferir o seu PPR para o Save & Grow basta dar início ao processo no nosso site, que nós tratamos de tudo.