Voltar
Autoria
Emília O. Vieira
Emília O. Vieira

Artigo de opinião originalmente publicado a 26 de julho de 2023 no site da FundsPeople

O que esperar de cada uma das principais economias

No último ano, os mercados financeiros têm oscilado em função das sucessivas narrativas:

Primeiro, a inflação elevada - inicialmente, aparentava ser transitória, mas revelou-se mais persistente que o esperado. Por isso, houve a necessidade de uma política monetária agressiva através das subidas de taxas de juro. Fizeram-no tardiamente, mas assistimos ao ciclo de subidas de taxas de juro mais agressivo dos últimos 40 anos.

Os investidores não tiveram onde se esconder. Obrigações com maturidades longas e ações de crescimento (onde se enquadra o setor de tecnologia), tiveram desvalorizações mais elevadas. 

Segundo, a inflação começa a descer - no início deste ano, a economia começa a revelar-se mais forte do que o esperado (consumo robusto auxiliado pela acumulação de poupanças, um mercado de emprego forte, estímulos fiscais, uma crise energética menos severa que o esperado) e a inflação nos bens a recuar. Os mercados, entusiasmados com a perspetiva de uma aterragem suave da economia, começaram a recuperar das perdas do ano passado. 

Nesta altura, a narrativa é que a inflação poderia estar controlada e a Reserva Federal Americana começaria a descer as taxas de juro ainda este ano. Os mercados adotaram esta narrativa. O setor tecnológico, que tinha sido o mais penalizado em 2022, teve uma subida bastante forte, sobretudo em títulos das empresas cujos modelos de negócio são altamente lucrativos e com balanços muito fortes. Passaram a ser as novas queridas dos investidores – possivelmente muitos dos que as venderam em 2022.

A nova narrativa é que as empresas sofrerão apenas uma correção nos seus lucros ao invés de uma forte recessão nos resultados que muitos esperavam. Ou seja, os mercados têm andado ao sabor das sucessivas narrativas sobre o comportamento da inflação e das taxas de juro. A recessão mais anunciada da história acabou por não acontecer, ainda.

Terceiro - os últimos dados da economia americana mostram que a inflação está a abrandar: o principal indicador nos Estados Unidos revelado em 12 julho, mostram o indicador principal nos 3%. Recordo que há um ano estávamos nos 8%.

Quer isto dizer que nos Estados Unidos a batalha contra a inflação está conquistada? Não, mas para já os dados mostram que estamos no bom caminho.

Na Europa, o BCE começou tarde e, por isso, há ainda caminho a percorrer. O índice de preços estão 5% acima de junho de 2022. 

O que é que tudo isto nos diz do último ano e meio? Diz-nos que as expectativas/previsões dos analistas, de muitos gestores de fundos e comentadores, estiveram erradas. Por isso, na Casa de Investimentos não achamos que o nosso trabalho seja prever o que vai acontecer no próximo meio ano. No segundo semestre vai haver uma recessão pouco profunda? Talvez, não sabemos. Sabemos que algures no tempo vai acontecer, fazem parte dos ciclos económicos e o nosso trabalho é estarmos bem preparados investindo em excelentes empresas.

Para nós o que é relevante é saber que estamos investidos em negócios robustosaltamente rentáveis e bem preparados para aguentar uma conjuntura menos favorável e recuperarem.

As classes de ativos melhor posicionadas para enfrentar o semestre

imobiliário deverá corrigir de uma bolha também criada por taxas de juro extremamente baixas ao longo de cerca de 14 anos. Quanto às matérias-primas, não são para nós uma alternativa de investimento. Os investidores devem saber que estas são sempre apostas especulativas. Não produzem qualquer rendimento e, por isso, para nós não fazem parte das alternativas de investimento.

Parafraseando Warren Buffett, as taxas de juro são gravidade para as ações. Isto significa que as taxas de juro elevadas, à partida, não favorecem nenhuma classe de ativos. Qualquer fluxo de cash-flows a ser recebido no futuro, atualizado a uma taxa mais elevada vão resultar num valor atual mais baixo. Por isso, é fundamental sabermos a qualidade dos balanços em que estamos investidos e a sua independência de financiamento (quer através da emissão de dívida, quer através de emissão de ações, que levam à diluição dos acionistas). Estes níveis de taxas de juro a par de uma inflação elevada, tornarão muitas empresas muito pouco rentáveis e levarão a que muitas desapareçam. 

Num contexto de inflação substancialmente mais elevado do que foi nos últimos 14 anos, é importante investir em empresas de qualidade que conseguem passar a inflação para os consumidores e produzir retornos que permitam aos acionistas ganhos de poder de compra a longo prazo. A inflação afeta as margens de lucro das empresas. 

A história dos últimos 100 anos mostra-nos que mesmo em ambientes de inflação, as ações deverão ser a melhor classe de ativos. Negócios excecionais conseguem passar esse aumento de custos para os consumidores. Num contexto de inflação elevada os ativos denominados em dinheiro são os piores investimentos. É preciso que as taxas de juro reais sejam superiores à inflação para que não haja erosão de capital e perda de poder de compra a longo prazo.

Ainda assim, é importante referir que a seis meses não fazemos a menor ideia do que é melhor investir. Não sabemos o que vai subir ao cair. O nosso foco é o longo prazo

Riscos

Estamos muito atentos ao desempenho das empresas que temos em carteira e à sua capacidade de execução neste contexto de incerteza. Vai ser muito interessante ver como nestes próximos trimestres se comportam as margens das empresas e se a rentabilidade é afetada. Há um ano, as taxas de juro estavam a cerca de 1%. Esta subida tão brusca demora alguns meses a chegar à economia. Certamente, muito negócios serão afetados.

Monitorizamos os riscos do nosso portefólio, procurando sempre que as oportunidades surgem a preços sensatos, adicionar empresas defensivas com grande qualidade. Embora com taxas de crescimento mais baixas, permitem reduzir a volatilidade da carteira. Estamos muito atentos às oportunidades da nossa whatchlist, onde temos um conjunto de negócios avaliados e que, ao preço certo, poderemos investir.

O fundo de investimento recomendado para o segundo semestre

Recomendamos o nosso Fundo PPR. Tem uma estratégia clara de investimento, um conjunto de negócios excecionais a desconto do seu valor intrínseco custos baixos e transparência total. Salvo pequenos ajustes, esta é a carteira de investimentos que pretendemos ter quer faça chuva ou sol. Estas empresas têm muita qualidade e produzirão bons resultados a prazo.

Se juntarmos a isto os benefícios fiscais, temos a melhor conta de poupança a longo prazo. 

Temas de investimento onde procuram alternativas de investimento

A nossa estratégia de investimento é o Investimento em valor. Para manter o rumo, definimos o universo investível, que é composto por empresas que reúnam as seguintes características:

  • vantagens competitivas duráveis, que são evidenciadas por níveis elevados de rentabilidade sobre os capitais investidos,
  • oportunidades de crescimento estrutural, evidenciado por um histórico de crescimento orgânico,
  • um balanço forte,
  • equipas de gestão comprovas dadas e com um bom track record de alocação de capital.

Estas características são mais comuns de encontrar em setores como a saúdetecnologiaconsumo, e algumas áreas industriais.

Para além de acompanhar os títulos em carteira e os seus concorrentes, procuramos expandir o nosso conhecimento sobre novas empresas dentro deste universo investível.  

A Casa de Investimentos não investe por temas. O que procuramos são empresas que possam prosperar em qualquer ciclo económico e que, quando tomamos a decisão de investimento, fazêmo-lo com o objetivo de estar investido a longo prazo. 

Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais