O Livro do Investimento Comportamental

O Livro do Investimento Comportamental

Não seja o seu pior inimigo

Traduzido e publicado com a chancela BIBLIOTECA DA CASA, em 2021, este livro tem prefácio da autoria do Professor Daniel Traça. A decisão de o traduzirmos reflete a importância que atribuímos aos comportamentos que os investidores -repetidamente de forma previsível e irracional - assumem nos mercados financeiros e que, em tantas situações do dia a dia, os levam a tomar decisões erradas que afetam significativamente o seu bem-estar financeiro. 

O livro confronta-nos com os vieses comportamentais que nos afetam, a todos sem exceção e prepara-nos para nos defendermos deles. Este é um livro para qualquer um que deseje conhecer-se melhor e evitar cometer os erros mais frequentes como tentar adivinhar os mercados financeiros e os melhores momentos para estar investidos. 

Breve excerto de um dos vieses mais frequentes nos mercados financeiros:

A TRISTE HISTÓRIA DE SIR ROGER TICHBORNE 

Podemos aprender algo sobre a razão pela qual as pessoas caem constantemente nestas armadilhas (vieses comportamentais) analisando a triste história de Roger Tichborne. Tal como muitos outros jovens vitorianos, Sir Roger partiu em 1854 à aventura para a América do Sul. No Brasil, embarcou no navio Bella. Quatro dias mais tarde, os destroços do Bella deram à costa e todas as almas dadas como perdidas. Lady Tichborne, mãe de Sir Roger, recusou-se a acreditar que o seu filho falecera. Encorajada por um médium que insistia em dizer-lhe que ela não encontraria o seu filho no além, Lady Tichborne publicou diversos anúncios nos jornais oferecendo uma recompensa por qualquer informação sobre o seu filho. Cerca de dez anos após o desaparecimento de Sir Roger, Lady Tichborne foi contactada por um solicitador australiano que a informou que o seu filho estava vivo, bem de saúde, e trabalhava como talhante em Wagga Wagga. Lady Tichborne, felicíssima, enviou fundos para que o filho fosse repatriado. Aquando da sua chegada, Lady Tichborne reconheceu o homem como sendo o seu filho e estabeleceu um estipêndio anual de £1000. 

Nem todos ficaram totalmente convencidos que o "candidato" a filho recém-chegado fosse, de facto, Sir Roger. É perfeitamente possível que o peso de uma pessoa se altere ao longo dos anos. Contudo, Sir Roger era fluente em grego e latim, o "candidato" não. Sir Roger tinha conhecimentos práticos de química, o recém-chegado não conseguia distinguir cloreto de sódio de carbonato de cálcio. É possível esquecer coisas aprendidas há muitos anos; talvez uma pancada na cabeça durante o naufrágio do Bella tenha resultado numa perda de memória. No entanto, é muito raro que tatuagens desapareçam espontaneamente, mesmo no sol escaldante da Austrália. Sir Roger tinha algumas, o recém-chegado não exibia nenhuma. Mais raro ainda é o fenómeno de mudança de cor dos olhos. Sir Roger tinha os olhos azuis, o candidato tinha-os castanhos. 

Lady Tichborne, de alguma forma, conseguiu ignorar todas estas evidências. Só depois da sua morte é que a família conseguiu finalmente desmascarar o impostor australiano que acabou por passar dez anos na prisão por perjúrio. 

A moral desta história? Nunca subestime a vontade das pessoas acreditarem na história mais fantástica, desde que ela encaixe nas suas ideias preconcebidas”. 

Não seja o seu pior inimigo. Invista em valor, o tempo trabalhará a seu favor. 

Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais