Voltar
Autoria
Nick Maggiulli
Nick Maggiulli
Publicado a 15 de novembro de 2022 por Nick Maggiulli no blog Of Dollars and Data

Prova de Trabalho

Detetei os primeiros sinais de alerta, mas depois arranjei justificação para todos. Primeiro foi o amigo de um amigo que ganhou 10x o capital a transacionar criptomoedas em 2021 e que me disse que “só precisava ganhar 8x este ano” para se reformar definitivamente.

Depois, um conhecido do liceu telefonou-me a pedir conselhos sobre dinheiro. A empresa para a qual trabalhava tinha acabado de fazer um IPO e ele tinha ganho uma quantia na casa dos seis dígitos. Ele não era o fundador nem sequer diretor da empresa, mas por ser um dos primeiros trabalhadores tinha recebido ações e agora era quase milionário.

Por fim, o primo de um ex-colega de trabalho ganhou dinheiro suficiente, ao lançar sua própria criptomoeda, para pagar as suas dívidas da faculdade de medicina e agora fazia day trade e já estava a caminho dos “sete dígitos”. Na realidade, ele estava tão otimista com as criptomoedas que se mudou para Porto Rico para evitar os impostos sobre as mais valias futuras do seu portfólio.

Não vou mentir, cada uma destas histórias chocava-me um pouco mais. Como era possível que estas pessoas tivessem ganho tanto dinheiro? Acabei o liceu só com vintes, fui para uma ótima universidade, consegui um ótimo emprego, poupei e investi diligentemente, mas não estava nem perto de ser um milionário. O que estava eu a fazer de errado?

Depois de muito matutar, pensei ter encontrado a resposta – não estava a prestar atenção. Mais especificamente, não estava a prestar atenção ao que estava a acontecer na área das cripto e das tech. Mas, eles estavam. Estavam a identificar (e a capitalizar) novas oportunidades enquanto eu me limitava a escrever no meu blog sobre o mercado de ações. Era esse o meu problema.

Para corrigir este problema, comprei ações de duas empresas tecnológicas no final de 2021 e investi em algumas altcoins no início deste ano. Não ia ficar de fora enquanto outros (que não trabalharam tanto como eu) estavam a ficar ricos. Warren Buffett resumiu muito bem como eu me estava a sentir nessa altura:

“As pessoas começam a interessar-se por algo porque está a subir, não porque a compreendem ou por qualquer outro motivo. Mas o vizinho, que eles sabem que é menos inteligente do que eles, está a enriquecer e eles não.”

Foi por isto que entrei. No entanto, não demorou muito para que eu saísse.

Assim que investi, as coisas desmoronaram. As minhas altcoins caíram de um precipício e as minhas ações tecnológicas seguiram-lhes o exemplo. No altura em que fechei todas as posições, estava a perder cerca de 80%. Esta é a má notícia. A boa notícia é que o meu investimento inicial nesses ativos especulativos representava apenas 2% do meu património líquido.

Infelizmente, as pessoas que mencionei no início deste artigo não eram tão conservadoras. Após a recente falência da FTX (uma das maiores bolsas de criptomoedas) e o declínio geral da tecnologia em 2022 ano, nenhum deles mantém a fortuna que tinham há um ano. Nenhum. O trader de criptomoedas está a perder pelo menos 75%, o tipo do IPO 90% e o Sr. Porto Rico deve mais impostos ao IRS do que aquilo que investiu. É horrível e genuinamente sinto-me mal por eles.

Já ouvi outras histórias de boom e bust (de amigos da indústria) que são igualmente tristes. Curiosamente, a maioria das pessoas que ficaram ricas em 2021 com a tecnologia ou com as criptomoedas parece estar de volta ao ponto de partida (ou pior). Embora alguns deles tenham fechado posições para comprar uma casa ou sair do jogo, a maioria não o fez. Não digo isto para ridicularizar estas pessoas, mas para realçar a lição mais profunda que está subjacente a tudo isto.

Quando vemos muitas pessoas a ganhar muito dinheiro que normalmente não ganhariam, é um sinal de que algo está errado. Quando vemos jovens de 29 anos com fortunas avaliadas em 26 mil milhões de dólares a dar nome a estádios desportivos, fique atento. Quando indivíduos passam do desemprego para a reforma em poucos meses, tenha cautela. Em última análise, quando muitas pessoas estão a ter muita sorte com muita frequência, este é o nosso alerta. Esta é a dica de que os bons tempos não vão durar para sempre. Porquê?

Porque o mundo tende para o equilíbrio. O mundo tende sempre em direção à prova de trabalho. É raro que se criem fortunas com tanta facilidade. Portanto, se vemos dinheiro fácil a ser ganho, eis um dos sinais mais fortes de que algo não está certo. Claro, algumas pessoas ganham o Euromilhões ou nascem ricas. Eles são os sortudos. Mas, a maioria de nós não o é. A maioria de nós tem de trabalhar para isso. Temos de mostrar a prova.

Isto explica por que 70% das famílias ricas perdem as suas fortunas na segunda geração e 90% na terceira. Eles não tinham a prova. Estas gerações futuras não souberam construir ou preservar a riqueza como os aseus antepassados e desperdiçaram-na.

A mesma coisa acontece em momentos de excesso financeiro. Aqueles que ficaram ricos da noite para o dia não compreendem como a sua riqueza foi realmente gerada (uma bolha). Por isso, continuam a fazer as mesmas coisas que os fizeram enriquecer, na tentativa de aumentar ainda mais as suas fortunas. Mas, assim que a bolha rebenta, o comportamento que os enriqueceu leva-os à ruína. Tal como os criou, destrói-os. É uma faca de dois gumes.

Mas o maior problema que está subjacente a qualquer esquema de enriquecimento rápido é a crença de que existe uma maneira mais fácil de ficar rico. Que existe algum tipo de atalho. Mas, não há. Não há segredos quando se trata de construir riqueza. Se houvesse, já estaríamos todos ricos. Pense nisso. Se demora 32 anos para o milionário típico ganhar a sua fortuna, por que motivo deveríamos esperar conseguir fazê-lo em apenas um? Não faz sentido.

No entanto, as pessoas vão continuar a acreditar que existe uma maneira mais fácil. Que podemos desfrutar de grandes recompensas com pouco esforço. Que podemos ignorar a prova de trabalho. Eu próprio fui culpado disto durante esta bolha, mas não o serei na próxima. Eu aprendi a minha lição. E o leitor?

Felizes investimentos e obrigado por ler este artigo.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais