Voltar

Artigo publicado no site Visual Capitalist em 26 de julho de 2021

PIB per Capita em Todo o Mundo

Veja a infografia em alta resolução aqui.

O PIB per capita tem crescido de forma constante em todo o mundo ao longo do tempo e, em conjunto, os padrões de vida aumentaram imensamente.

Esta infografia, criada com base em dados do FMI, mostra o PIB per capita (nominal) de quase todos os países e territórios do mundo.

O PIB per capita é uma das melhores medidas da riqueza de um país, uma vez que nos permite uma melhor compreensão de como os cidadãos de cada país vivem em média, demonstrando uma representação da quantidade de bens e serviços criados por pessoa.

O padrão de vida ao longo do tempo

Olhando para a história, o nosso padrão de vida aumentou drasticamente. De acordo com Our World in Data, de 1820 a 2018, o PIB per capita global médio aumentou quase 15 vezes.

As taxas de alfabetização, o acesso a vacinas e a educação básica também melhoraram a nossa qualidade de vida, enquanto que coisas como as taxas de mortalidade infantil e a pobreza diminuíram.

Por exemplo, em 1990, 1,9 biliões de pessoas viviam em extrema pobreza, o que representava 36% da população mundial na época. Nos últimos 30 anos, este número tem diminuído constantemente - em 2030, cerca de 479 milhões de pessoas viverão em pobreza extrema, o que, de acordo com as estimativas populacionais da ONU, representarão apenas 6% da população.

Dito isto, a desigualdade económica entre as diferentes regiões ainda prevalece. Na verdade, hoje, o país mais rico (em termos de PIB nominal per capita), o Luxemburgo, é 471 vezes mais rico do que o mais pobre, o Burundi.

Aqui estão os 10 países com o maior PIB per capita em 2021:

No entanto, nem todos os cidadãos do Luxemburgo são extremamente ricos. Na verdade: 

  • 29% das pessoas gastam mais de 40% dos seus rendimentos com despesas de habitaçã
  • 31% correria o risco de cair na pobreza se perdessem 3 meses de rendimento.

O custo de vida é elevado no Luxemburgo - mas o padrão de vida, em termos de bens e serviços produzidos, é o mais alto do mundo. Além disso, apenas 4% da população revela um baixo nível de satisfação com a sua vida.

Economias Emergentes e Países em Desenvolvimento

Embora nunca tenhamos vivido um período mais próspero e as taxas de pobreza tenham diminuído de uma forma geral, pela primeira vez em mais de duas décadas, este ano assistimos a um aumento na pobreza extrema global.

Devido à pandemia, cerca de 120 milhões de pessoas adicionais estão a viver na pobreza, e prevê-se que este total aumente para cerca de 150 milhões até ao final de 2021.

Muitos dos países mais pobres do mundo são também considerados Países Menos Desenvolvidos (LDCs) pela ONU. Nesses países, mais de 75% da população vive abaixo da linha da pobreza.

Eis os 10 países com o PIB per capita mais baixo:

A vida nestes países contrasta brutalmente com os dez primeiros. Eis um olhar sobre a qualidade de vida no país mais pobre, o Burundi:

  • 80% da população trabalha na agricultura,
  • 1 em cada 3 burundineses necessita de assistência humanitária urgente
  • As famílias gastam em média até dois terços dos rendimentos com a alimentação,

No entanto, muitos dos países mais pobres do mundo podem também ser classificados como mercados emergentes, com um imenso potencial económico no futuro.

Na realidade, a China detetou esta oportunidade nas economias emergentes. A sua confiança nestas regiões é melhor exemplificada pela sua iniciativa Belt and Road, que canalizou investimentos maciços em projetos de infraestruturas em vários países africanos.

Elevar a fasquia continuamente

A prosperidade é uma realidade muito recente – apenas os últimos duzentos anos. Nas sociedades pré-modernas, a pessoa média vivia em condições que seriam consideradas pobreza extrema pelos padrões atuais.

De uma forma geral, o padrão de vida de toda gente no mundo melhorou tremendamente em comparação até mesmo com a história recente, e alguns países terão um rápido crescimento económico no futuro.


Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais