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Negócios Excelentes

Na carta aos acionistas da Berkshire Hathaway de 2007, Warren Buffett descreve o tipo de negócios em que procura investir. Eis um pequeno excerto da carta:

“Vamos dar uma vista de olhos ao tipo de negócio que nos atrai.

Charlie e eu procuramos empresas que tenham:

  • um negócio que compreendemos;
  • fundamentos económicos favoráveis no longo prazo;
  • uma equipa de gestão competente e confiável; e
  • um preço razoável.

Nós gostamos de comprar negócios inteiros ou, se a administração for nossa sócia, pelo menos 80%. Quando este tipo de compras não está disponível, no entanto, também ficamos felizes em simplesmente comprar pequenas fatias de grandes negócios no mercado de ações. É melhor ter uma participação minoritária no Diamante Hope do que ter 100% de um pechisbeque.

Um negócio verdadeiramente excelente deve ter um “fosso” duradouro que proteja os elevados retornos nos investimentos de capital.

A dinâmica do capitalismo garante que os concorrentes assaltem repetidamente qualquer negócio – “castelo” – que esteja a gerar elevados retornos. Portanto, uma barreira formidável – um fosso – é essencial para o sucesso sustentado. Por exemplo, a empresa ser o produtor de baixo custo (GEICO, Costco) ou possuir uma poderosa marca mundial (Coca-Cola, Gillette, American Express).

A história dos negócios está repleta de “velas romanas”, empresas cujos fossos se revelaram ilusórios e rapidamente foram ultrapassados.

O nosso critério de “durabilidade” leva-nos a descartar empresas que operam em setores propensos a mudanças rápidas contínuas. Embora a “destruição criativa” do capitalismo seja altamente benéfica para a sociedade, ela impede a certeza do investimento. Um fosso que tem de ser continuamente reconstruído acaba por não ser fosso nenhum.

Além disso, este critério elimina os negócios cujo sucesso depende de ter um grande gestor. É claro que um excelente CEO é um grande trunfo para qualquer empresa, e na Berkshire temos uma abundância desses gestores.

Mas se um negócio depende uma superestrela para produzir grandes resultados, o negócio em si não pode ser considerado excelente.

Um negócio de cuidados de saúde liderado pelo principal neurocirurgião da sua área pode desfrutar de lucros enormes e crescentes, mas isso diz pouco sobre o seu futuro. O fosso do negócio desaparecerá quando o cirurgião sair da empresa.

Podemos, no entanto, confiar que o fosso da Clínica Mayo perdurará, mesmo que não saibamos quem é o seu CEO.

O que procuramos num negócio é uma vantagem competitiva de longo prazo numa indústria estável. Se essa vantagem competitiva vier acompanhada de rápido crescimento orgânico, tanto melhor. Mas mesmo sem crescimento orgânico, esse negócio será recompensador. “


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