Voltar

6 lições intemporais sobre os investimentos

John Bogle, lendário fundador da Vanguard, destila todo o seu conhecimento e experiência em 6 lições intemporais sobre os investimentos:

  • Temos de investir. O maior risco que os investidores enfrentam não é a volatilidade de curto prazo, mas sim o risco de não conseguirem um retorno no capital suficiente à medida que ele se acumula.
  • O tempo é nosso amigo. Investir é um hábito virtuoso que deve ser iniciado o mais cedo possível. Aproveite a magia do juro composto. Investimentos, ainda que modestos, feitos aos 20 e poucos anos poderão crescer para quantias impressionantes ao longo de uma vida inteira de investimento.
  • O impulso é nosso inimigo. Elimine a emoção do seu processo de investimento. Tenha expetativas racionais para retornos futuros e evite alterar essas expectativas por causa do ruído efémero vindo de Wall Street. Evite agir com base naquilo que pode parecer informação importante, mas que, na verdade, é compartilhada por milhões de outras pessoas.
  • A aritmética básica funciona. O retorno líquido é simplesmente o retorno bruto do portfólio de investimentos menos os custos incorridos. Mantenha as suas despesas de investimento baixas, pois a tirania dos custos compostos pode devastar o milagre dos retornos compostos.
  • Mantenha-se fiel à simplicidade. O investimento é simples — uma alocação sensata entre ações, títulos e reservas de dinheiro; uma seleção diversificada de títulos de elevada qualidade; uma cuidadosa gestão de risco, retorno e (uma vez mais) custos.
  • Mantenha o rumo. Independentemente do que acontece nos mercados, mantenha-se fiel à sua estratégia de investimento. Mudar de estratégia na altura errada pode ser o erro mais devastador que podemos cometer como investidores. (Basta perguntar aos investidores que venderam uma parte significativa do seu portfólio durante a crise financeira de 2008, e perderam parte ou até mesmo toda a recuperação dos anos subsequentes.) "Mantenha o rumo" é o conselho mais importante que vos posso dar.

Esclareça as suas questões comerciais com um representante da Casa de Investimentos.

Serviço disponível nos dias úteis das 8h às 18h.

Save & Grow

Seja dono do seu destino.

Saiba mais