Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos: “Há indecência na forma como se trata o dinheiro”
Jornal de Negócios, 25 Julho 2023
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos: “Há indecência na forma como se trata o dinheiro”

"Há indecência na forma como se trata o dinheiro", alerta Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, em entrevista ao Jornal de Negócios. A dependência da banca e reduzida literacia deixa os aforradores vulneráveis, acrescenta a líder da Casa de Investimentos, Emília Vieira. 

Leia a entrevista na íntegra neste link.

Ler artigo
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, “Quem continuar a investir em obrigações de governos vai perder dinheiro”
ECO, 23 Novembro 2022
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, “Quem continuar a investir em obrigações de governos vai perder dinheiro”

“Quem continuar a investir em obrigações de governos vai perder dinheiro”, Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, defende que as obrigações estão longe de serem uma boa solução para os pequenos investidores. Sobretudo para aqueles que querem investir a longo prazo. E a culpa não é só da inflação.

Ler artigo
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos,
Executive Digest, 26 Outubro 2022
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, "O meu trabalho é criar riqueza"

Emília Vieira é a CEO da Casa de Investimentos, instituição sediada em Braga que gere cerca de 173 milhões de euros. Em entrevista à Executive Digest, esta admiradora de Warren Buffett propõe a filosofia do investimento em valor como a opção certa para quem procura retornos atractivos, numa lógica de longo prazo.

Leia a entrevista na íntegra no link abaixo.

Ler artigo
Prova Oral com Emília Vieira | Como poupar e investir o seu dinheiro
Antena 3, 28 Outubro 2021
Prova Oral com Emília Vieira | Como poupar e investir o seu dinheiro

Numa conversa de quase uma hora com Fernando Alvim, Emília Vieira fala sobre dinheiro, em particular sobre como o poupar e investir. Fala ainda sobre o projeto Save & Grow e de como o mesmo é uma boa solução para investir as poupanças a longo prazo.

Ler artigo
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos: “Produtos com capital garantido? O que está garantido é rendimento zero”
Jornal de Negócios, 30 Agosto 2021
Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos: “Produtos com capital garantido? O que está garantido é rendimento zero”

A Casa de Investimentos lançou o seu primeiro fundo PPR em outubro do ano passado, em plena pandemia. Com perto de 21 milhões de euros sob gestão e mais de 1.400 clientes (e outros tantos em lista de espera), o PPR Save & Grow apresenta uma rendibilidade anual de 17,63%, suportado pela aposta 100% em ações. Para Emília Vieira esta é a única forma de gerar riqueza.

Ler artigo
Emília Vieira:
FundsPeople, 01 Junho 2021
Emília Vieira: "Não temos necessidade de estar colados a um índice ou em estar certos todos os dias"

Uma entrevista, a pretexto do lançamento do primeiro fundo da Casa de Investimentos, o Casa Global Value PPR, em que Emília Vieira, CEO da gestora, aborda os princípios que regem a sua filosofia de investimento.

Ler artigo
Emília Vieira:
TSF, 13 Abril 2021
Emília Vieira: "Save & Grow - isto é uma parceria de longo prazo. Save é o trabalho de quem nos entrega o dinheiro, é poupar. Grow é o nosso, é fazermos crescer."

Transmitido originalmente na rádio TSF a 13 de abril de 2021.

Negócios em Português - 13/04/2021 - Emília Vieira

Ler artigo
Emília Vieira (Casa de Investimentos):“Investir em ações a um ano ou dois não faz sentido; tentar adivinhar e entrar e sair do mercado é um jogo perdedor”
FundsPeople Portugal, 08 Abril 2021
Emília Vieira (Casa de Investimentos):“Investir em ações a um ano ou dois não faz sentido; tentar adivinhar e entrar e sair do mercado é um jogo perdedor”

Investidores em valor, que procuram “valor de qualidade excecional” que se possa “comprar a desconto” pela “margem de segurança” que isso proporciona e para “potenciar os retornos no futuro”. A filosofia da Casa de Investimentos é já bem conhecida do mercado. Depois de, no final de 2019, terem adicionado a valência de gestora de fundos mobiliários à gestão de patrimónios, a filosofia da casa vê-se agora veiculada também num fundo de investimento. O racional? “Ao longo dos anos, fomos conquistando um público que nos segue e se identifica com os princípios da filosofia de investimento, com os valores que a Casa defende e com a nossa estratégia de investimento a longo prazo que não segue modas ou faz timing de mercado. Muitos destes fãs e seguidores da Casa não tinham ainda os 100 mil euros que são necessários para a abertura de contas individuais. São sobretudo pessoas com patrimónios mais baixos ou que apesar de terem patrimónios significativos, não querem começar a investir em ações com valores tão elevados”, explica Emília Vieira, CEO da entidade gestora de Braga em entrevista à FundsPeople.

A Casa de Investimentos caminha agora em “duas avenidas”, como afirma a profissional. “Por um lado, reforça a sua capacidade de prestar um serviço de elevada qualidade aos patrimónios mais elevados com um acompanhamento profissional e personalizado”, no seguimento do reforço das equipas de investimentos, comercial e operacional. “Por outro, através da plataforma digital, disponibiliza o Fundo Casa Global Value PPR/OICVM, com a mesma filosofia de investimento e com uma carteira de investimentos e gestão muito semelhante à gestão de carteiras de patrimónios elevados”, aponta. A entidade gestora disponibiliza uma plataforma que denominou de Save & Grow, onde “os clientes têm também a “comodidade de poderem abrir conta, subscrever o fundo, fazer reforços, resgatar, consultar os investimentos em que se encontram investidos podendo aceder à sua conta sete dias por semana, 24h por dia”. 

Um fundo PPR beneficia de um enquadramento fiscal que incentiva o investimento a longo prazo, sobretudo para períodos de detenção superiores a oito anos. Isto tem muito a ver com o horizonte de investimento que sempre privilegiámos.”

Falamos de uma estratégia de investimento de ações, global, com uma abordagem bottom-up, isto é, onde “o foco passa por analisar e avaliar oportunidades concretas de investimento, construindo a partir daí o melhor portefólio possível numa lógica permanente de análise risco-retorno”, segundo a CEO da entidade gestora. “Não quer isto dizer que somos alheios à situação atual económica ou específica de determinadas regiões ou setores. O que temos é a preocupação de, conscientemente, focar a atenção da equipa na análise de determinados setores ou empresas que nos pareçam promissoras ou então situações que o mercado possa estar a interpretar de uma forma diferente ao nosso julgamento e onde possamos detetar oportunidades de valor”.

Pacote PPR

Dada a flexibilidade permitida aos fundos PPR desde que foram retirados os limites ao investimento em ações, várias foram as razões que orientaram a Casa de Investimentos na escolha desta estrutura para lançar o seu primeiro fundo no mercado. “Em primeiro lugar, um fundo PPR beneficia de um enquadramento fiscal que incentiva o investimento a longo prazo, sobretudo para períodos de detenção superiores a oito anos. Isto tem muito a ver com o horizonte de investimento que sempre privilegiámos. Investir em ações a um ano ou dois não faz sentido; tentar adivinhar e entrar e sair do mercado é um jogo perdedor. Apesar da grande flexibilidade de levantamento, se o investidor o desejar e precisar de o fazer, se se mantiver investido vai colher, por via da capitalização de valorizações, os benefícios do efeito “bola de neve” a que muitas vezes se refere o senhor Warren Buffett”, explica Emília Vieira. Adicionalmente, aponta, “com esta configuração, os clientes que estiverem descontentes com a diminuta ou mesmo ausência de rendimento de outros PPR que ainda detenham, podem migrar esses valores para o nosso fundo, sem custos e com preservação da antiguidade”.

Pessoas e abordagem

A equipa executiva, composta pelos administradores da Casa de Investimentos, é a responsável pela estratégia global e pela adequação de todas as equipas ao crescimento do negócio. “Gostamos de o fazer com tempo e preferimos ter uma estrutura sobredimensionada para acomodar o crescimento e assegurar um serviço de primeira qualidade”, comenta Emília Vieira.  Foi aliás o que fizeram nos últimos anos enquanto aguardavam pela autorização para ser gestora de fundos. “Preparámos a área de compliance, reforçámos a estrutura operacional, reforçámos a equipa de investimentos e a equipa de administração com a entrada de António Murta como administrador independente e de Nuno Lopes Gama, que ocupava o cargo de Head of Innovation na Sonae. O Nuno Lopes Gama entrou na Casa em 2019 com o objetivo de escalar o negócio e prepará-lo com tecnologia aliada a um rigoroso desenho de processos que nos permitem agora estar muito bem apetrechados para chegar, por via digital e com a melhor experiência, a milhares de clientes, como ambicionamos. Já muito recentemente contratámos o Davide Catarino, com experiência de gestão comercial em grandes empresas dos setores financeiro e de retalho para reforçar a equipa comercial ao nível institucional e junto de Family Offices, clientes particulares e empresas com patrimónios elevados ou disponibilidade para considerar o nosso fundo PPR como benefício para os seus colaboradores”, descreve a CEO.

Por seu lado, a equipa de investimentos “é responsável pela implementação da filosofia de investimento em valor. A estratégia é definida em comité de investimentos e em consonância com a equipa executiva da Casa. A equipa de analistas tem formação de grande nível internacional, tem experiência e, sobretudo, partilha da filosofia e tem o gene do valor. Cada analista acompanha um conjunto de empresas que temos em carteira, as notícias sobre essas empresas, as apresentações de resultados e a concorrência mais direta”.

Os parceiros operacionais e a distribuição

No campo do depósito e custódia a entidade elegeu o BiG como depositário e o BNP Paribas como custodiante. “Quando procuramos parceiros financeiros temos sempre três grandes preocupações: a segurança da instituição, a sua capacidade operacional nos mercados internacionais (nomeadamente eficiência, segurança e rapidez de colocação de ordens) e o preço a que nos prestam estes serviços. O Banco BiG foi a nossa escolha por consideramos assegurar estes três requisitos. O facto de o BNP Paribas ser o custodiante final, também pesou na decisão de trabalharmos com o BiG. O BNP Paribas é nosso parceiro financeiro desde a fundação da Casa”.

Com duas classes previstas inicialmente, apenas a classe Founders está disponível neste momento, aquela cuja distribuição é assegurada diretamente pela Casa de Investimentos no portal Save & Grow. “A classe Founders é isso mesmo, são os primeiros, os mais convictos e que estão muito familiarizados e em sintonia com a filosofia de investimento, com a estratégia de longo prazo e com a nossa propensão para adicionar conhecimento financeiro com bastante valor. Os clientes Founders têm, e terão sempre, a comissão mais baixa de entre as classes de retalho e um conjunto de regalias especiais entre as quais o acesso às nossas cartas trimestrais, que gozam de grande qualidade de informação sobre mercados e sobre a carteira de investimentos e decisões de gestão que tomamos”, explica Emília Vieira. O objetivo da entidade gestora é que os investidores Founders “ajudem nesta campanha de literacia financeira, num contexto de taxas de juro zero e em que muitos têm os seus valores investidos sem rendimento”.  A comissão de gestão desta classe é de 1,4% e a taxa de encargos correntes, onde se inclui aquela comissão, é de 1,76%. O investimento mínimo são mil euros.

Na revista FundsPeople de maio e junho será detalhado o processo de investimento do Casa Global Value PPR/OICVM numa segunda parte da entrevista a Emília Vieira.

Ler artigo